Tudo sobre a imponente Licancabur – a montanha do povoado

capa-revista-cta3

REVISTA

Soy Loco por ti América

Uma seleção especial com o melhor do turismo.

+500 Roteiros Exclusivos

São Mais de 20 Países Fascinantes

+1500 Experiências Exclusivas

+ de 2000 Hotéis e Fornecedores

Com uma altura de 5916 metros, o vulcão Licancabur é parte da Cordillera de Los Andes e pode ser apreciado desde o povoado de San Pedro de Atacama. 

Este enorme vulcão, sagrado para povos nativos, paira no horizonte do deserto, capturando imediatamente a atenção daqueles que visitam San Pedro de Atacama. Faz parte da Cordilheira dos Andes, em pleno altiplano, e em sua cratera está a quinta lagoa de maior altitude do mundo.

licancabur

Conheça o Vulcão Licancabur

Na língua kunza, dialeto dos atacamenhos, Licancabur significa A montanha do povoado (lickan= povoado, ckabur= montanha).

Este vulcão de 5.916 metros de altura, localizado bem na fronteira entre Chile e Bolívia, é considerado por esta e outras culturas nativas do altiplano como uma montanha sagrada e protetora.

O vulcão Licancabur também é de enorme interesse arqueológico e antropológico, com seus registros incas que se encontram em seus arredores, que lembram antigas cerimônias sagradas.

Por sua condição cerimonial, é um ponto no deserto que concentra muito interesse arqueológico. Foram descobertos diversos altares de pedra e inclusive acredita-se que eram realizadas extensas procissões de San Pedro de Atacama até a lagoa que está na cratera do vulcão, onde os sacerdotes faziam seus rituais e se comunicavam com divindades.

No vulcão também foram encontrados indícios de cerimônias incas, que teriam lançado em oferenda diversos objetos de ouro que supostamente ainda permanecem enterrados sob a lagoa. Os moradores locais dizem que, se alguém tocasse esses tesouros, o Licancabur despertaria furioso entrando em erupção.

O certo é que, para os especialistas, este vulcão está completamente inativo e, além disso, sua lagoa no cume é considerada a quinta de maior altitude do mundo. 

Durante o inverno, as baixas temperaturas fazem com que este depósito de água se transforme em gelo, porém, devido aos gases que ainda circulam no interior do vulcão, nunca se congele totalmente.

licancabur

A lenda do triângulo amoroso entre os vulcões

As lendas dizem muito da cultura de um povo, e quem visitar San Pedro de Atacama não pode deixar de conhecer a lenda mais famosa da região: o triângulo amoroso entre os vulcões Licancabur, Quimal e Juriques!

Ao chegar em San Pedro de Atacama, você rapidamente vai aprender a identificar Licancabur, um imponente vulcão com formato perfeito que se destaca no horizonte. 

Ao chegar em San Pedro de Atacama, você rapidamente vai aprender a identificar Licancabur, um imponente vulcão com formato perfeito que se destaca no horizonte. Ao seu lado, está seu irmão descabeçado Juriques.

Conta a lenda que, no pequeno espaço ao lado deles, estava outro vulcão, uma dama chamada Quimal. Ela e Licancabur eram perdidamente apaixonados um pelo outro.

Juriques também era apaixonado por Quimal, e morria de ciúmes do irmão. Um dia, enfurecido por Licancabur ser o vulcão favorito do povo, de seu pai (Lascar) e ainda ter correspondido o amor à mulher que ele amava, tenta possuir Quimal à força.

Isso despertou a fúria de Licancabur, e os dois irmãos começaram uma briga épica, desordenando todo o equilíbrio da região.

Lascar, pai de ambos, ao saber da briga, afasta Quimes dali e corta a cabeça de Juriques como punição pela traição.

licancabur

Somos a maior operação turística da América Latina

Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você.Acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!

capa-revista-cta3

REVISTA

Soy Loco por ti América

Uma seleção especial com o melhor do turismo.

+500 Roteiros Exclusivos

São Mais de 20 Países Fascinantes

+1500 Experiências Exclusivas

+ de 2000 Hotéis e Fornecedores

Rolar para cima