Nos arredores desertos da pequena e empoeirada cidade de Uyuni está o Grande Cemitério de Trens. O cemitério é marcado apenas por uma pequena placa que explica muito pouco sobre o local.
No local é possível explorar velhos vagões de trem enferrujados e obter algumas fotos legais para adicionar ao que deve ser o álbum mais impressionante de suas viagens.
Grande Cemitério de Trens
Uyuni é conhecido há muito tempo como um importante centro de transporte na América do Sul e conecta várias cidades importantes.
No início do século 19, grandes planos foram feitos para construir uma rede de trens ainda maior a partir de Uyuni, mas o projeto foi abandonado devido a uma combinação de dificuldades técnicas e tensão com os países vizinhos.
Os trens e outros equipamentos foram deixados para enferrujar e desaparecer da memória.
Não há restrições para se aproximar dos trens, então os visitantes costumam subir em cima ou entrar nos vagões do trem para tirar fotos.
A maioria dos trens que podem ser encontrados no Cemitério datam do início do século 20 e foram importados da Grã-Bretanha.
São mais de 100 vagões de trem com estrutura única e pichações ocasionais. Em outros lugares do mundo, os poderosos trens de aço teriam resistido melhor.
Os ventos salgados que sopram sobre Uyuni, que abriga a maior planície de sal do mundo, corroeram todo o metal.
Sem guardas ou mesmo uma cerca, essas peças foram apanhadas e vandalizadas há muito tempo.
A Estação Ferroviária de Uyuni
Foi no final do século XIX, em 20 de novembro de 1890, quando um trem parou pela primeira vez neste local.
Durante os anos seguintes, até décadas, ao longo dessa linha férrea que cruzava lugares incríveis na Bolívia, viajaram vagões carregados de minerais como estanho, prata e até ouro.
A apenas 10 quilômetros de Uyuni estavam as minas de prata de Pulacayo, então a localização era perfeita.
A ferrovia ligava Uyuni a Antofagasta, na costa do Pacífico, sendo esta nova ferrovia, um transporte rápido e seguro para carregar o mais rápido possível no porto o mineral extraído.
Com a Guerra do Pacífico, a Bolívia perdeu o acesso ao mar.
O Chile ficou com o Departamento de Atacama e, com essa perda, a Bolívia não tinha para onde continuar exportando sua mineração.
Aos poucos, os trens que estavam sendo enviados para a estação de Uyuni para serem consertados, não voltavam mais a operar.
Assim começou a história do cemitério de trens de Uyuni.
Saiba Antes de Partir
Como quase todas as empresas de turismo no deserto de sal da cidade visitam o cemitério do trem aproximadamente no mesmo horário no final da manhã até o início da tarde, ele pode facilmente ser abafado por uma multidão de pessoas, acabando por desencantar o ambiente abandonado do local.
É melhor visitar à noite (depois das 17h) ou de manhã cedo (antes das 8h) quando os ônibus cheios de turistas já se foram/ainda não chegaram.
Fica a uma curta distância do centro de Uyuni por isso você pode pegar um táxi até o local.
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