Um dos templos incas menos conhecidos em Cusco é o 'Templo da Lua', que está localizado no topo da cidade, de onde você tem uma vista panorâmica de todo o lugar.
É uma construção inca dentro de uma caverna. Existem muitas histórias em torno deste edifício. Diz-se que é um templo dedicado à fertilidade. Outros dizem que comunica o mundo dos vivos com o dos mortos.
A Cidade Inca de Machu Picchu foi construída no meio de uma floresta de nuvens, por volta do século XV. Esta antiga cidade Inca abriga algumas das estruturas mais incríveis que existem, como o Templo das 3 Janelas, o Intihuatana, o Templo do Sol ou o Templo da Lua. Este último recinto inca é conhecido como a “jóia escondida de Machu Picchu”.
Templo da Lua
O Templo da Lua é uma construção inca feita dentro de uma caverna, considerada um lugar sagrado e místico pelos Incas.
Numa das rochas exteriores existem gravuras em pedra com vários formatos. O mais impressionante tem a forma de uma lua semi circular.
Devido a isso adotou o nome de 'Templo da Lua'. Outras figuras de animais como a cobra, o condor e o puma (considerados animais sagrados) também se destacam.
O interior do Templo da Lua é uma caverna onde se destaca uma mesa cerimonial finamente entalhada.
No topo, há uma cavidade através da qual a luz é filtrada diretamente para a mesa. Para algumas pessoas, rituais dedicados à fertilidade feminina eram realizados ali.
No local existe um trecho da trilha do Inca que leva a Pisac e do topo você tem uma vista panorâmica de toda a cidade de Cusco.
Teorias e misticismo no templo da lua
O Templo da Lua, desde a época dos Incas, é um importante centro cerimonial. Atualmente, esse ponto turístico também atrai visitantes que buscam um retiro espiritual em meio à natureza e ao misticismo.
Acredita-se que o Templo da Lua seja uma construção dedicada à fertilidade.
Isso ocorre porque a caverna tem a forma de um útero, enquanto a cavidade superior através da qual os filtros de raios de luz representam a vagina.
A caverna também teria ornamentos de ouro. E que durante as noites de luar, a câmera iluminava.
A uma curta distância do Templo da Lua está um edifício misterioso chamado 'o Templo do Macaco'.
É uma rocha esculpida em forma de macaco sem cabeça (presume-se que foi de ouro e que os espanhóis a retiraram).
Acredita-se que esta construção tenha sido um observatório astronômico. Também se acredita que era um local que idolatrava esse animal representativo da selva.
Os Quatro templos sagrados de Machu Picchu
Templo do Sol
O Templo do Sol é definitivamente o lugar mais marcante em Machu Picchu, é um edifício semicircular dedicado ao Deus do Sol, foi erguido sobre uma enorme rocha sólida no setor religioso, sob o Solid Rock há uma caverna natural que também foi esculpida e adequado para ser um túmulo real.
Templo da Lua
Se você já foi a Machu Picchu e não concorda em ter visto esse templo, o motivo é muito simples: o Templo da Lua não está localizado precisamente na cidade inca, mas em Huayna Picchu.
Templo do Condor
Este recinto tem um desenho único, a cabeça do Condor é esculpida em uma pedra no chão, fica a apenas 2 metros à frente da cabeça e olha para frente, só assim você também pode ver as asas que são moldadas nas duas rochas posteriores.
Templo principal ou “Wayrana”
Este templo está localizado ao norte do conjunto de edifícios, na parte mais alta, na praça principal, este templo é chamado de “Wayrana” (um local onde faz muito vento), isso ocorre porque o templo foi construído com três paredes voltadas para o interior, deixando um dos lados sem parede onde há muito vento.
Somos a maior operação turística da América Latina
Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você.Acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!