A Cueva de las Manos (Caverna das Mãos) é um sítio pré-histórico rico em pinturas rupestres, que se encontra na Província de Santa Cruz, Patagônia, Argentina. A gigantesca caverna, tem 20 metros de profundidade, 10 metros de altura e 15 metros de largura.
A caverna das mãos é uma série de cavernas na Argentina, onde, a mais de 9.000 anos atrás, locais indígenas pintaram suas mãos nas paredes.
Cueva da las Manos
A Cueva de las Manos pertence a uma série de sítios arqueológicos da América Latina, como, entre outros: Monte Verdeno, no Chile; Pedra Furada, no Brasil; Piedra Museo, na Argentina.
Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1999, a Cueva de las Manos é uma das expressões artísticas mais antigas dos povos sul-americanos.
Suas pinturas, descobertas pelo especialista Francisco Moreno, em 1876, reproduzem o cotidiano dos Tehuelches (grupo de etnias ameríndias da Patagônia) e de seus ancestrais, antigos povos caçadores-coletores.
Ao longo das paredes de pedra da caverna, há centenas de instigantes pinturas de marcas de mãos, cenas de caça, pinturas de seres humanos, guanacos, emas, felinos e outros animais.
Como as pinturas eram feitas
A técnica usada para gravar as mãos, em sua grande maioria, foi a do sopro. Essa técnica consiste em introduzir pigmentos minerais no interior de um canudo, geralmente feito de osso de pequenos animais, colocar a mão em uma parede calcária, e soprar.
Os pigmentos borrifados na rocha, deixam, assim, uma impressão em negativo dos dedos e das palmas das mãos.
A cor dessas impressões dependia da matéria-prima do pigmento.
Em geral, eram:
- Fematita para o vermelho,
- Alcário para o branco,
- Manganês ou carvão para o preto
- Limonite ou ocre para o amarelo.
- Frutas, plantas, pedras do solo e sangue animal também foram usados.
Há outras técnicas, como: pintar a palma da mão e deixar uma impressão positiva na parede da caverna e a técnica conhecida como cracher (cuspir em francês), que consiste em misturar o pigmento com água, colocar na boca e cuspir, contornando a mão.
Na Caverna das Mãos há centenas de mãos esquerdas superpostas por todos os lados de suas paredes. Das 829 mãos catalogadas, somente 31 são mãos direitas, evidenciando que aquelas pessoas eram, em sua maioria, destras.
Onde fica a Cueva da las Manos
A sua localização solitária, no meio da estepe noroeste de Santa Cruz, permite-lhe manter-se quase intacto.
A cidade mais próxima, Perito Moreno, fica a 163 quilômetros de lá. E mais adiante, perto da cordilheira, está Los Antiguos, que foi o lugar de descanso dos anciãos das tribos indígenas desaparecidas.
Toda esta área e não apenas a caverna, incluindo o Parque Nacional Perito Moreno , é um rico sítio arqueológico e paleontológico.
Os vales, cânions, lagos e rios que a compõem abrigam zelosamente pinturas rupestres e diversos tipos de sítios arqueológicos de homens que caminharam por seus campos 14 mil anos antes de Cristo.
De fato, a cidade de Perito Moreno é chamada de Capital Arqueológica da Província de Santa Cruz.