Um dos destinos mais desejados pelos viajantes da Bolívia é a Laguna Colorada, um lago gigante de cor vermelha! Esse fenômeno natural maravilhoso recebeu esse nome graças à cor avermelhada de suas águas que foi originada por sedimentos e algas da mesma cor que se dão nesta região.
Localizado no sudoeste do altiplano da Bolívia, faz parte da Cordilheira dos Andes. Está convenientemente situado a apenas algumas horas de carro do Salar de Uyuni, e uma visão fascinante que você nunca esquecerá.
Laguna Colorada
A Laguna Colorada, que chega a ter 60 km2 de superfície, é um grande e raso lago que se encontra a cerca de 4.300 metros de altitude do nível do mar, dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, na Bolívia.
A maneira mais fácil de acessar a Laguna Colorada é pela cidade de Uyuni, que fica perto do famoso Salar de Uyuni.
Com um carro particular, é fácil dirigir até a Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa e pode ser feito como uma viagem de um dia ou parte de um itinerário mais longo.
O vermelho da água cria um contraste interessante com as ilhas brancas, formadas por bórax, um mineral composto de sal hidratado de sódio e ácido bórico, que são branquinhas e parecem cobertas de neve.
As águas são bastante rasas, com uma média de 35 centímetros de profundidade. Como se trata de uma área de preservação, não se pode entrar na lagoa.
A pintura é complementada pelos tons amarelados e verdes da vegetação nas margens, as montanhas ao fundo e o céu azul com poucas nuvens.
Porque possui tons avermelhados
A água mágica de cor vermelha da Laguna Colorado é o resultado de sedimentos vermelhos encontrados no lago.
A pigmentação de alguns dos microorganismos na água, combinada com as algas vermelhas. Dá a ela uma aparência de sangue que incentiva as pessoas a viajarem de todo o mundo para ver por si mesmas.
A composição do lago é muito salina, ou salgada, e grandes depósitos de bórax são visíveis como pequenas ilhas que pontilham a superfície do lago.
A intensidade das cores sofre uma variação durante o dia dependendo da temperatura, da incidência do sol e dos ventos, aparentemente se torna mais intensa com o calor.
Ali é possível ver flamingos de três diferentes espécies, que são atraídos pela oferta abundante de comida.
Melhor época para ver os flamingos na Laguna Colorada
Não há realmente uma abundância de vida selvagem em Laguna Colorada, devido à pouca profundidade do lago.
A importantíssima fauna que aqui se encontra pode ser pouca, mas é vital para a manutenção do ecossistema.
O plâncton escoa as águas do lago, que servem de alimento rico em nutrientes para várias espécies de aves que vivem por aqui, principalmente os flamingos.
O flamingo da Puna é o tipo mais comum de flamingo encontrado na Laguna Colorada. É especial porque é nativa da região do Altiplano e adora águas com muito plâncton. Então, espere ver muitos deles!
Além dos flamingos e outras aves, a lagoa é frequentada por diversas alpacas. Esse simpático animal, apesar de tímido, permite que você se aproxime enquanto ele está se alimentando, o que rende imagens ótimas.
Soy Loco Por Ti América
Somos a maior operação turística da América Latina.
Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você, acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!