Ao longo do território do Equador encontramos quase uma centena de vulcões, só nos arredores de Quito existem 9 vulcões e vários deles continuam ativos. Mas sem dúvidas a grande estrela é o Vulcão Cotopaxi, dentro do Parque Nacional Cotopaxi e distante aproximadamente 60 quilômetros de Quito.
No Cotopaxi o tempo é muito instável e o céu pode fechar a qualquer momento, no vulcão venta muito, faz frio e pode cair granizo dependendo da época que você for.
O ideal é usar roupas quentes, preferencialmente roupas de trekking e impermeáveis. Uma segunda pele pode ser interessante caso você suba o Cotopaxi no inverno, além de luvas e gorros.
Quando ir ao Cotopaxi
A melhor época do ano para vistas desimpedidas do Vulcão Cotopaxi é durante a estação seca e ventosa.
O clima do planalto andino é relativamente temperado e seco e a temperatura anual varia entre 13°C e 16°C.
A estação seca é entre Junho e Setembro, enquanto a estação chuvosa está entre Janeiro e Maio.
A Há uma enorme diferença de temperatura entre o dia e a noite. É igualmente importante a mudança de temperatura e precipitação em relação à altura:
- entre 400 e 1800 metros de altura a temperatura varia entre 20°C e 25°C com importantes e fortes chuvas;
- entre 1.800 e 2.000 metros de altura a temperaturas varia entre 15°C e 20°C com chuvas moderadas;
- entre 2.000 e 3.200 metros de altura a temperatura varia entre 10°C e 15°C com chuvas moderadas em torno de 1.000 mm por ano;
- mais de 3.200 metros de altura a temperatura queda ainda mais, chegando a valores negativos.
Como chegar ao Cotopaxi
Dá pra você ir até o Cotopaxi por conta, pegando um ônibus desde o terminal sul de Quito, e pedindo pro motorista te deixar na estrada perto da entrada do vulcão. Mas tem dois poréns:
O parque é enorme, só dá pra visitar de carro.
Estrangeiros só podem visitar o vulcão com guia, dá pra contratar ao chegar ao parque, mas eles cobram um valor pelo serviço.
Mas o melhor jeito de conhecer o vulcão Cotopaxi é fechar um tour com uma agência. Os preços são justos e incluem transfer de ida e volta desde Quito (que não é tão pertinho, por sinal!), café da manhã, guia e almoço – e dependendo do tour, a bicicleta pra você descer o vulcão fazendo um downhill.
Bike down the Mountain
Várias empresas oferecem passeios de mountain bike no Parque Nacional de Cotopaxi.
A maioria começa na trilha para o Refúgio José Ribas e segue direto para a montanha na estrada ventosa e não pavimentada.
Outros andam de bicicleta pela estrada principal para Laguna Limpiopungo.
Viajar de bicicleta em vez de carro permite aumentar as oportunidades de fotografar cavalos selvagens e avistar a bela Estrela do Equador Beija-flor com sua cabeça roxa brilhante e peito branco brilhante.