A prática de montanhismo nos vulcões ativos do Chile.

capa-revista-cta3

REVISTA

Soy Loco por ti América

Uma seleção especial com o melhor do turismo.

+500 Roteiros Exclusivos

São Mais de 20 Países Fascinantes

+1500 Experiências Exclusivas

+ de 2000 Hotéis e Fornecedores

A República do Chile possui um formato bastante peculiar: 6.435 km de extensão de litoral e pouco menos de 180 km de largura. Porém, existe um dado que poucas pessoas sabem: O Chile é o país dos vulcões.

Vulcão Chile

A palavra “vulcão” deriva do nome do deus do fogo na mitologia romana Vulcano (deus romano do fogo).

Ao todo estão catalogados no país mais de 2.900 vulcões no Chile, que podem ser visitados (desde que tenham acompanhamento especializado de guia). 

Constantemente os vulcões do país dão sinal de vida, fazendo com que populações de uma cidade inteira cumpram procedimentos de segurança. 

Obviamente que no momento da erupção não se pratica montanhismo em nenhum vulcão.

Mas um vulcão estar em atividade é algo complicado de se estabelecer. Não existe um consenso entre os vulcanologistas para definir o que é um vulcão “ativo”. 

O tempo de vida de um vulcão pode ir de alguns meses, até alguns milhões de anos.

Vulcões ativos do Chile

Confira abaixo os vulcões para a prática da atividade. 

Vulcão Villarica

vulcan villa rica

O Vulcão Villarica (2.847 m) está localizado próximo à cidade chilena de Pucón, 789 km de Santiago do Chile, e é considerado um dos mais ativos da América do Sul. Está dentro do Parque Nacional Villarrica e é possível chegar ao topo em um trekking que não requer muito equipamento específico, que leva aproximadamente 3 a 5 horas. A distância total é de 4,8 km.

Vulcão Calbuco

Vulcão Calbuco

O Vulcão Calbuco (2.003 m) é o predileto para quem desfrutam o montanhismo. Na região há grande quantidade de as águas termais com propriedades medicinais. Sua última erupção também foi em 2015, provocando a evacuação de aproximadamente 4.000 pessoas em um raio de 20 km.

O Vulcão Calbuco é considerado um dos três vulcões mais perigosos entre os 90 ativos no Chile. Antes da última erupção de 2015, havia permanecido 43 anos inativo.

Vulcão Copahue

Vulcão Copahue

O Vulcão Copahue (2.997 m) também fica na região de Biobío, na Cordilheira dos Andes. O vulcão é composto por nove crateras dispostas ao longo de uma linha com 2 km de extensão.

Na erupção de 2012, o Copahue expeliu uma coluna de cinzas com mais de 1.500 metros de altura, onde a nuvem de cinzas cobriu quase a Argentina inteira, chegando até ao sul do Brasil.

Vulcão Chaitén

Vulcão Chaitén

O Vulcão Chaitén (1.122 m) está localizado 10 km da cidade chilena de Chaitén (não confundir com Chaltén) e 1.200 km da capital chilena Santiago.

Por ser um vulcão de baixa altitude, não exige grande preparo físico para a sua ascensão. É, aliás, um dos vulcões mais recomendados para quem deseja começar este tipo de turismo.

Vulcão Llaima

Vulcão Llaima

O Vulcão Llaima (3.125 m) faz parte do Parque Nacional Conguillío e fica na região de Araucanía, aproximadamente 650 km da capital do país . O Llaima é um dos vulcões mais ativos do Chile. 

Vulcão Láscar

Vulcão Láscar

O Vulcão Láscar (5.592 m) fica no norte do Chile e uma de suas principais características é a permanente fumaça que sai de sua cratera. Esta fumaça pode ser vista desde San Pedro do Atacama (cidade distante 1.600 km da capital do país). 

Soy-Loco-Por-Ti-America-logo-para-site

Somos a maior operação turística da América Latina.

Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você, acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!

Rolar para cima