A Amazônia peruana é a parte da Amazônia que se circunscreve dentro do território do Peru, compreendendo uma área de 782,880.55 km², ao oriente da Cordilheira dos Andes, na América do Sul. É uma das áreas com maior biodiversidade e endemismos do planeta devido a variedade de biorregionalismo e pisos ecológicos.
A Amazônia está presente no território de nove países na América do Sul e muitos termos e nomes acabam sendo parecidos. No Brasil sabe-se que o maior Estado em extensão territorial é o Amazonas, na Região Norte, e que abriga boa parte da floresta tropical.
Mas você sabia que existe outro Amazonas? Ele fica em outro país amazônico, o Peru.
Ao contrário do que comumente se crê, a maior parte do território do Peru está coberto por densos bosques amazônicos. Isto devido a que a selva amazônica cobre mais do 60% do território peruano, sendo o segundo país com maior extensão de Amazônia logo atrás do Brasil.
Curiosidades sobre Amazônia Peruana
É uma das 25 regiões do Peru e possui 39.249,13 km². A população é de aproximadamente 390 mil habitantes, de acordo com dados governamentais. Sua capital se chama Chachapoyas.
Assim como no Amazonas brasileiro, a região é famosa por cachoeiras e pela natureza ser um atrativo turístico. Entre os atrativos estão os bosques nublados, a Fortaleza de Kuélap e a Catarata de Gocta.
A fronteira nacional é com Loreto, San Martín, La Libertad e Cajamarca. Já internacionalmente é com o Brasil, a Colômbia, o Equador, a Bolívia e o Chile.
Biodiversidade
A selva amazônica do Peru é uma das zonas com maior diversidade biológica do planeta.
É tão grande a variedade de espécies que se estima que a maior parte delas ainda está por ser descoberta ou, pelo menos, estudada adequadamente.
Peru é o segundo país, depois da Colômbia (que inclui o território extra-continental das ilhas caribenhas: Providencia e San Andrés), no que respeita à quantidade de espécies de aves no mundo e o terceiro em quantidade de mamíferos, dos quais 44% e 63% respectivamente habitam a Amazônia peruana.
Turismo
Reserva Nacional Pacaya Samiria
A Reserva Nacional Pacaya-Samiria, na região norte de Loreto, no Peru, é a maior e mais intocada área protegida do país e a segunda maior reserva da Amazônia. Localizada na confluência dos rios Marañón e Ucayali, a reserva possui algumas das florestas tropicais de maior biodiversidade do mundo.
Amazon Rescue Center
Este estabelecimento do Amazon Rescue Center é um paraíso para peixes-boi órfãos e feridos. Fundado em 2007 e administrado pelo Instituto de Investigação da Amazônia Peruana (IIAP) em parceria com o Aquário de Dallas, o Amazon Rescue Center educa os visitantes e permite a interação com esses animais em extinção.
Cachoeiras Gocta
Na bacia do alto Amazonas, no coração da região de Chachapoyas, as Cachoeiras de Gocta (Catarata de Gocta) de dois níveis caem de uma altura vertiginosa de 2.529 pés (771 metros). Eles são acessíveis por caminhadas ou passeios a cavalo.
Conhecida apenas pelos habitantes locais até 2002, quando um explorador alemão a descobriu, as cataratas são uma atração relativamente nova para os visitantes do Peru.
Fortaleza Kuelap
Esta impressionante e histórica fortaleza está localizada a três horas a pé do distrito hoteleiro de Santa Maria e atrai viajantes de todo o mundo graças às suas imponentes paredes de pedra e aos quatrocentos edifícios individuais que constituem o complexo.