Por si só, Águas Calientes não seria um dos destinos turísticos mais imperdíveis do país. Mas como a cidadezinha é ponto de partida para a grande atração do Peru, por que não aproveitar o que ela tem a oferecer?
Quem pretende se aventurar pelas ruínas Incas, provavelmente, já ouviu falar também em Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu.
No entanto, o que muita gente não sabe é que Águas Calientes vai muito além de um destino de passagem entre o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu.
Tem muita coisa legal para se explorar na região e, sem dúvidas, suas atrações podem completar ainda mais o seu roteiro pelo país.
Onde fica Águas Calientes?
Águas Calientes, também chamada de Machu Picchu Pueblo, é um pequeno povoado no Peru, mais conhecido por ser a última parada antes da subida para a tão sonhada Machu Picchu.
Afinal, menos de 10 km separam o centro do povoado e o sítio arqueológico mais famoso do Peru.
A cidade que tem a estação de trem mais próxima a Machu Picchu foi basicamente ocupada por famílias e descendentes dos primeiros operários que ligaram os trilhos de Cusco e do Vale Sagrado até lá.
Ao contrário do que pensávamos, há sim o que fazer em Aguas Calientes e vale passar a noite por lá.
Unindo o útil ao agradável, passar a noite em Aguas Calientes permite que você descanse antes da subida e curta o passeio com mais calma.
O que fazer em Aguas Calientes?
Para muitos, Águas Calientes é apenas um destino de passagem e acesso a Machu Picchu.
Porém, a cidade próxima às ruínas incas esconde atrações, paisagens e curiosidades incríveis que podem complementar ainda mais o seu roteiro de viagem.
Banhos termais
A cidade conta com fontes de águas termais em plenas montanhas, o que dão nome à cidade.
Garante aos seus visitantes momentos de relaxamento, purificação e renovação das energias antes de chegar a Machu Picchu.
As temperaturas dessas piscinas termais podem variar entre 38ºC e 46ºC e são conhecidas por suas propriedades medicinais e terapêuticas.
Plaza Manco Capac
Essa é a principal praça da cidade e nela se concentram os principais hotéis, lojas e restaurantes. Se encontra também a placa de “Bienvenidos a Machu Picchu”, onde renderá uma boa foto.
Sendo assim, se precisar de um lugar onde comer em Aguas Calientes, a praça é a melhor opção.
Mercado de artesanatos
A feirinha de Águas Calientes conta com uma variedade incrível de peças e objetos artesanais, na maior parte confeccionados pelos próprios moradores locais.
Fica do lado da estação de trem e por lá, é possível encontrar tecidos, jóias e souvenires que preservam as técnicas e as tradições dos povos indígenas do Peru.
Trilha para Putucusi
Outra atração em Águas Calientes, próxima a Machu Picchu, é a trilha por um dos cenários mais magníficos de toda região: a montanha Putucusi.
Localizada em meio ao grande vale montanhoso, essa trilha é um passeio certeiro para os amantes de aventuras e adrenalinas.