Cuenca é uma das cidades mais bonitas do Equador e há quem diga até que é a cidade mais bela do país! Se é ou não, apenas visitando para descobrir. Mas uma coisa é certa, Cuenca é linda e isso ninguém pode negar!
A cidade de Cuenca é sem dúvida alguma uma das cidades mais belas de todo Equador!
Sua arquitetura é repleta de construções coloniais e faz com que você não tenha vontade de parar de andar por seu belo centro histórico.
Além de sua beleza, Cuenca também chama atenção por sua tranquilidade.
A cidade possui uma população de pouco mais de 630 mil habitantes e apesar de ser a terceira maior cidade do Equador (tanto em extensão, como em número de habitantes).
Cuenca carrega um clima tranquilo de cidade do interior.
Mas além de uma bela arquitetura colonial, Cuenca tem muitos atrativos.
Confira agora o que fazer em Cuenca e arredores
Centro Histórico
O Centro Histórico de Cuenca é cheio de construções da época do período colonial da América do Sul. Foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e certamente é o principal atrativo da cidade.
Parque Calderón
O lugar ideal para começar a explorar o Centro Histórico de Cuenca e principal ponto de referência é o Parque Calderón. A partir dali dá pra ir, voltar e perambular para todos os lados.
O Parque Calderón é na verdade a principal praça de Cuenca. Está rodeado por edifícios bonitos e importantes e além disso é um lugar ideal pra observar o dia a dia dos moradores.
Catedral Nova e Catedral Velha
De um lado do Parque Calderón está a bela e imponente Catedral de la Inmaculada Concepción, a Catedral Nova, já do outro lado está a pequena e charmosa Iglesia del Sagrario, a Catedral Velha.
A Catedral Nova funciona como igreja e a Catedral Velha se tornou um Museu Sacro. Ambas podem ser visitadas.
Plaza de las Flores
Ao lado da Catedral Nova está a charmosa Plaza de las Flores e a Iglesia y Monastério del Carmen de la Asuncion.
Em frente a esta praça há uma feira onde é possível comprar flores, daí a origem do nome da praça.
Do outro lado da rua, junto à lateral da Catedral Nova, há outra feira cheia de barracas, que vendem souvenires e chapéus Panamá.
Museu do Chapéu de Palha Toquilha
Outro atrativo interessantíssimo em Cuenca é o Museu do Chapéu de Palha Toquilha.
Neste Museu é possível conhecer a história do tradicional chapéu de palha Toquilha, mais conhecido como o Chapéu do Panamá.