A mais de 3.700 metros de altitude, Oruro é conhecida entre os bolivianos como a capital folclórica do país. O carnaval da cidade acontece praticamente na mesma época do evento no Brasil e é muito concorrido.
Bolívia é um lugar fantástico e Oruro é sem dúvidas um destino que vale a pena visitar quando você viaja para a Bolívia.
Fundada em 1606, é uma cidade histórica e lendária, que entesoura várias mostras do seu passado esplendoroso ligado principalmente à exploração mineira e ao desenvolvimento comercial que promoveu seu crescimento.
Situada no altiplano boliviano, seu nome vem do dialeto “Uru Uru“.
A cidade oferece museus, gastronomia, mercados, cultura mineira e folclore aos visitantes.
Carnaval na Bolívia
O maior carnaval do altiplano boliviano é celebrado na cidade de Oruro.
Foi designado como uma obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e é considerado um dos carnavais mais importantes do mundo.
O Carnaval é uma das expressões mais autênticas e representante da região da América do Sul, por sua originalidade em termos de danças, trajes e música que se misturam com danças autênticas.
Na Bolívia, há muitos festivais, mas nenhum se compara em termos de cor e beleza de tais fantasias espetaculares como a do Carnaval de Oruro, que são renovados a cada ano, feitas por artesãos que produzem o ano todo trajes para esta data.
A principal expressão folclórica do carnaval é chamada "diablada", uma dança com um exército de demônios e outros personagens que, sem dúvida, refletem a mencionada combinação de duas culturas.
Especificamente, personagens e simbolismos de ambos estão sendo implementados nas danças.
Além da diablada, há muitos outros ritmos e danças realizados no Carnaval de Oruro, como "caporal", "morenada" e "tinkuy", para citar alguns.
Cada uma delas nasceu em um período diferente da história e carrega um significado específico.
O que mais fazer em Oruro
É destino de peregrinação de mineiros. A cidade de Oruro gira em torno da atividade de mineração (como praticamente toda a Bolívia), e você vai encontrar vários museus e estátuas fazendo essa referência.
Na base do Cerro onde se encontra a imagem de ela se encontra a imagem de 45 metros de altura há um Santuário em homenagem à Virgem.
Estátua da Virgem de Socavón
Dedicada a Nossa Senhora de Socavon, padroeira dos mineiros. A estátua, obra do escultor Rolando Rocha, mede 50 metros de altura e foi colocada em uma montanha de 4 mil metros.
A imagem é 7 metros mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e foi inaugurada em 1º de fevereiro de 2013.
Museo Nacional Antropológico Eduardo López Rivas
O Museu Antropológico Eduardo López Rivas está localizado na Avenida España S/N, Oruro, foi fundado em 1 de novembro de 1959, o museu apresenta cinco áreas temáticas: arqueologia, antropologia, etnologia, etnomusicologia e folclore.
Um grande número de objetos arqueológicos, máscaras e trajes do folclore de Oruro, instrumentos musicais nativos, casas Chipaya e chullpares, entre outros, estão expostos.
Parque Nacional Sajama
O parque nacional de Sajama, localizado no planalto boliviano, é um lugar com muitas atrações turísticas naturais, gêiseres, fontes termais, lagoas de altitude e observação de pássaros típicos do planalto.
No caminho, é possível visitar Curahuara de Carangas, onde você pode encontrar a Capela Sistina do planalto construída em 1606.
Também é possível visitar os chullpares ou enterros de origem Aymara, e visitar a cidade de Turco, com a famosa cidade de pedra encantada Pumiri, como é conhecida.
Somos a maior operação turística da América Latina
Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você.Acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!