Com uma das maiores feiras indígenas da América do Sul, um dos maiores mercados a céu aberto da Terra e a tradição que é mantida mesmo entre turistas de todas as partes do mundo, Otavalo, uma pequena cidade a duas horas de Quito, é um ponto que vale a pena marcar em um roteiro de viagem pelo Equador.
Famosa mundialmente pelos tecidos e produtos artesanais, é suficiente para você se perder entre as barraquinhas.
Otavalo: o maior mercado da América do Sul
Otavalo é uma cidade do Equador, cerca de 100 quilômetros ao Norte de Quito, que tem uma grande atração: a feira indígena.
A cidade inteira fica tomada por barraquinhas vendendo artesanatos, comidas típicas, tapetes, tecidos e artigos típicos dos indígenas daquela região.
Nesta feira, uma das atrações é o comércio de animais de grandes portes, porém acontece apenas aos sábados.
Hoje, o Mercado de Artesanato de Otavalo está entre os mais famosos mercados indígenas da América do Sul. Mas não se engane, a verdadeira riqueza local está em sua gente.
Com suas calças e camisas brancas, poncho e um chapéu de feltro preto, a roupa tradicional dali, os Otavalenhos são sorridentes e muito conscientes de sua história e tradições, que buscam difundir no país e em outras partes do mundo.
O que fazer em Otavalo
Para começar, existem muitas atrações turísticas, culturais, arqueológicas etc. para o turista que quer conhecer Otavalo, destacamos 4.
- Laguna Cuicocha
A primeira e mais conhecida atração de Otavalo é esse lago, que fica dentro da cratera de um vulcão. Cuicocha significa, na língua nativa, lagoa dos porquinhos-da-Índia.
Para chegar até lá você deve pegar um ônibus até a cidade de Quiroga e depois um táxi até a Laguna Cuicocha.
Existe uma trilha circular de 14 km ao redor do lago, por cima da montanha, que é relativamente fácil e leva em torno de 4h para ser percorrida.
Você também pode fazer um passeio de barco até uma das ilhas, onde há os tais porquinhos-da-Índia que nomeiam o lago.
- Cascada de Peguche
É uma cachoeira muito bonita que você encontra após uma trilha de cerca de 15min em uma zona de bosque. A Cachoeira tem 18 metros de altura e é cercada por uma vegetação verdejante, o que cria um ponto muito fotogênico.
- Laguna San Pablo
É um grande lago que fica perto de Otavalo, onde você chega facilmente de ônibus. Não é algo imperdível, mas se tiver tempo sobrando vá!
- Laguna Mojanda
O complexo é composto por três lagoas, a primeira e maior conhecida como Caricocha que é de origem vulcânica. Junto a esta lagoa existem duas menores, Huarmicocha e Yanacocha, todas elas conseguem transmitir a tranquilidade de suas águas e a vida de seu entorno.
Graças à sua atratividade natural, faz parte da lista dos lugares turísticos mais visitados no Equador pelos turistas.
Cayambe: biscoito típico de Otavalo
Os “bizcochos de Cayambe" são muito conhecidos por ser uma comida típica na região Otavalo. Podem ser encontrados em mais de 50 lojas espalhadas pela cidade.
Produzido pelos moradores locais, ele é feito com farinha de trigo, manteiga vegetal, ovos, leite, açúcar, sal e fermento fresco. Em alguns estabelecimentos, é possível acompanhar o processo de elaboração do produto.
Somos a maior operação turística da América Latina
Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você.Acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!