Nos últimos anos, o Chile tem surpreendido o mundo com vinhos excelentes, de fantástica relação qualidade/preço e, em geral, inspirados pelos melhores exemplares de Bordeaux, Califórnia e Austrália.
Com isso, o Chile tem recebido muitos títulos. Um deles é, por exemplo, ter o vinho mais vendido no mundo: o varietal Reservado Concha y Toro, encontrado com facilidade na Rede de Supermercados.
Aspectos favoráveis para a produção de vinho
Apresentando uma boa variedade de climas entre suas regiões, que vão do mediterrâneo ao temperado, o Chile possui cerca de 117 mil hectares de vinhedos plantados, dentre os quais metade é ocupada por vinhas da uva Cabernet Sauvignon, já que 70% da produção total do país destina-se a vinhos tintos.
Situado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile é 'protegido' da incidência de pragas conhecidas por atacarem vinhedos e prejudicarem a qualidade das uvas, abrindo espaço para o cultivo de uma ampla variedade de castas e para a elaboração de uma vasta gama de estilos.
No verão, pode facilmente fazer mais de 30ºC durante o dia e, à noite, cair para 10ºC ou 12ºC em algumas regiões.
Essa amplitude é muito importante para as uvas se desenvolverem com alta qualidade.
Durante o dia, a uva aproveita o calor para amadurecer. Durante a noite, descansa bem com o clima mais frio.
Graças ao seu solo, clima e localização bastante específicos, o terroir expressado pelas uvas pode variar bastante, isto é, a mesma casta pode originar vinhos com caráter bastante distinto, podendo ser mais frutado ou ácido de acordo com a região de cultivo.
Vinhos chilenos no gosto dos brasileiros
Um dos motivos é que os melhores produtores do Chile fazem ótimos vinhos em todas as faixas de preço, ou seja, o Chile consegue colocar no mercado brasileiro vinhos de ótima qualidade, a valores acessíveis.
De Norte a Sul do país, existem ótimas vinícolas, onde os produtores investem pesado em tecnologia de ponta e têm ainda alguns dos melhores profissionais do mundo trabalhando para manter o vinho chileno no topo do mercado mundial.
Graças a seu sabor, apelo e excelente relação qualidade/preço, os bons vinhos chilenos têm tido um enorme sucesso no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e, hoje, até mesmo em muitos países europeus.
Em geral, os bons vinhos chilenos são saborosos e concentrados, cheios de fruta madura, elaborados principalmente com variedades francesas, como a Cabernet Sauvignon, a Merlot e a Sauvignon Blanc.