A Patagônia argentina é uma região para quem curte estar diante de paisagens naturais de tirar o fôlego, ou seja, as atividades e passeios são em sua maioria ao ar livre. Portanto, o melhor a fazer é se planejar muito bem antes da viagem.
Principais cidades da Patagônia Argentina
A Patagônia é a região indicada para aqueles que apreciam o contato com a natureza, já que o local exibe exuberante beleza natural, tanto no inverno quanto no verão.
Veja algumas das principais cidades na Patagônia, que selecionamos especialmente para apreciadores da natureza.
Ushuaia
Localizada no Canal de Beagle, entre as Montanhas Martial e o “fim do mundo”, é conhecida por ser a cidade mais ao sul do planeta.
Naturalmente, a capital da Terra do Fogo não poderia deixar de fazer parte desta lista, visto que possui passeios imperdíveis, tais como navegar pelo Canal Beagle para avistar Ushuaia com a maravilhosa cordilheira aos fundos.
El Calafate
A pequena cidade argentina, próxima à fronteira com o Chile, tem como sua principal atração o extraordinário Parque Nacional Los Glaciares, onde se localizam os glaciares Perito Moreno, Upsala, O’nelli e Spegazzinni.
Conhecer os deslumbrantes aglomerados de neve compactada, que chegam a 170 quilômetros de extensão, é de fato uma experiência inigualável para aqueles que estimam as grandes belezas naturais.
Bariloche
San Carlos de Bariloche detém uma paisagem privilegiada, com lagos de água cristalina e maravilhosas montanhas. A pitoresca cidade possui uma enorme variedade de passeios e de restaurantes.
O local tem como parada obrigatória o Cerro Catedral, maior centro de esportes de neve na América do Sul, porém existem outros lugares para curtir a neve, como as Piedras Blancas e o Cerro Bayo.
Península Valdés
A biodiversidade da região proporciona maior contato com a natureza e, devido a suas condições, costuma ser berçário de várias espécies como pinguins, golfinhos, leões-marinhos e até mesmo elefantes-marinhos.
Os aventureiros se divertem com mergulho, pesca e trekking.
El Chaltén
Extremamente charmosa, a cidade lota de turistas ao longo do ano, justificado pela boa infraestrutura, com rede hoteleira, opções gastronômicas e guias turísticos.
Considerada a capital argentina do trekking, é um verdadeiro desafio para aventureiros por ter alguns dos picos de mais difícil acesso do mundo, como o Cerro Torre e a montanha Fitz Roy.
Qual a melhor época para visitar a Patagônia?
A alta temporada na Patagônia vai de novembro até a primeira quinzena de março, sendo janeiro e fevereiro os meses mais concorridos.
Neste período o número de turistas aumenta, os preços sobem, os dias ficam mais longos e a temperatura menos congelante, ideais para as atividades ao ar livre, que é a grande atração da Patagônia.
Já durante o inverno o cenário se inverte, inclusive, as paisagens mudam de roupa. A neve começa a encobrir as montanhas, o que as deixa ainda mais deslumbrantes e geladas.
No final de abril, maio, junho e julho parte dos passeios podem ser comprometidos pelo mal tempo. Para quem faz questão de percorrer as famosas trilhas de El Chaltén, recomendo que vá durante o verão.
O tempo frio continua em agosto e imprevistos podem acontecer, mas a viagem já começa a ser mais viável.
Com a chegada da primavera, em setembro e outubro as nevascas começam a dar uma trégua e aos poucos a temperatura volta a ficar mais agradável.
A segunda quinzena de outubro pode ser uma época atraente para quem quer fugir das multidões, dos preços altos, e, ainda assim, correr menos risco com o tempo ruim.
Por fim, vale lembrar que o clima na Patagônia pode surpreender a qualquer momento. Embora as previsões e o histórico dos anos anteriores sirvam para nos nortear, não é garantia de que as mesmas condições climáticas se repetirão.