Riohacha, chamada em Wayuunaiki, "Süchiimma", é a cidade mais setentrional da Região Caribe Colombiana, capital do Departamento de La Guajira, localizada a 1.486 quilômetros ao norte oriental da capital do país e a 160 quilômetros al norte oriental de Santa Marta.
Esta cidade, a capital mais setentrional da América continental, é o berço do maior grupo étnico indígena da Colômbia, os Wayuu, que dão origem a uma cultura de interesse para quem visita estas terras.
Riohacha
Lá, onde o rio Ranchería que vem da Sierra Nevada de Santa Marta, se funde com o Mar do Caribe, é a cidade de entrada para o território de La Guajira: Riohacha.
Riohacha, tradicionalmente o fim da linha, é a porta de entrada para a região norte e semi-árida do deserto de La Guajira.
À medida que o turismo na península se desenvolveu nos últimos anos, Riohacha se tornou uma espécie de centro de viajantes improvável.
Na cidade possui uma praia de cerca de 5 km de comprimento repleta de palmeiras, e o longo, um cais construído em 1937, na qual se tornaum belo passeio à noite.
Apesar do calor opressivo diurno de Riohacha, geralmente há uma brisa fresca vindo do Caribe, e a cidade é amigável e acolhedora.
O que fazer em Riohacha
É uma cidade que pode ser percorrida com facilidade.
Na parte da manhã é legal dar um pulo no centro, onde está a Praça José Prudencio Padilla, construída em 1538, ano de sua fundação.
Em 1887, foi inaugurada a estátua do Almirante Padilla, natural da cidade, e a Praça recebeu seu nome em homenagem a quem foi o fundador da Marinha Nacional e herói do país por sua defesa da pátria na independência.
Na mesma praça, possui a Catedral de Nuestra Señora de los Remedios, padroeira da cidade, a quem atribuem sua proteção contra uma inundação no século XVII e cuja comemoração é celebrada em fevereiro em uma festa muito popular que leva seu nome.
À tarde, o plano é caminhar os 1.200 metros do Cais Turístico. Além de ter uma das melhores vistas do pôr do sol, é um local ideal para comprar artesanato local, com destaque para as famosas mochilas wayuu (sacolas de tecido multicoloridas).
Podendo encontrar também outros produtos como chapéus, pulseiras, colares, chaveiros, cobertores e outros itens confeccionados pelos indígenas para seu sustento.
À noite você pode desfrutar de um passeio pelo Camellón de Riohacha. É um passeio especial, enfeitado com palmeiras, onde existem restaurantes que oferecem pratos tradicionais da gastronomia local. Normalmente, a comida inclui mariscos e peixes, com arroz com coco e patacones.
Para quem gosta de turismo de natureza e aventura, Riohacha oferece experiências únicas.
O Santuário de Fauna e Flora Los Flamencos, abriga vinte e cinco espécies típicas da região e oferece um espetáculo de flamingos cor de coral que se reúnem para se cortejar.
Mergulhe no impressionante mundo dos Wayuu
Boa parte do território colombiano ainda existem comunidades indígenas que, como os Wayuu, conseguiram preservar sua cultura apesar da passagem do tempo e da modernização.
Visitando uma Ranchería (construções típicas construídas com barro e madeira), é possível ver como vivem os Wayuu e descobrir seus costumes, mitos, ritos e lendas.
Serão os próprios Wayuu que lhe contarão sobre sua cultura. Eles lhe dirão, por exemplo, que seu modelo de família é matriarcal, já que os filhos herdam o sobrenome da mãe, e explicarão como é realizado o "Sutapaulu", rito em que as meninas são trancadas durante o período em que se tornam mulheres.
Por fim, você poderá apreciar e adquirir artesanatos feitos pelos próprios Wayuu, como mochilas, cobertores, redes, chapéus e outros itens reconhecidos pela beleza e cor de seus desenhos.
Somos a maior operação turística da América Latina
Fique por dentro de todas as tendências que a Soy Loco Por Ti América separou para você.Acesse nossos roteiros e confira os destinos exclusivos para os principais países da América Latina!