Sierra Negra – um dos mais ativos vulcões de Galápagos

capa-revista-cta3

REVISTA

Soy Loco por ti América

Uma seleção especial com o melhor do turismo.

+500 Roteiros Exclusivos

São Mais de 20 Países Fascinantes

+1500 Experiências Exclusivas

+ de 2000 Hotéis e Fornecedores

Sierra Negra é um vulcão grande escudo no extremo leste do Sul da Ilha Isabela, em Galápagos, que sobe a uma altitude de 1124 m. Ele aglutina com o Cerro vulcões Azul para o oeste e para o norte, o vulcão Alcedo. É um dos mais ativos dos vulcões de Galápagos com a mais recente erupção histórica em outubro de 2005.

Sierra Negra

A Isla Isabela, a maior ilha do arquipélago de Galápagos, conta com cinco vulcões, sendo o Volcán Sierra Negra o mais antigo deles. 

Com 1.124 m de altitude, é um dos mais ativos do mundo, sua última erupção foi em outubro de 2005. O tour até Sierra Negra, incluindo o Volcán Chico, é um dos programas imperdíveis na ilha, e vale reservar um dia inteiro para isso.

Isla Isabela

Isabela é a maior ilha do arquipélago das Galápagos, possuindo uma área total de 4588 km², administrada pelo Equador. 

O seu nome advém da rainha Isabel que patrocinou a viagem de Cristóvão Colombo em que este descobriu o Novo Mundo.

Pela ilha existem várias trilhas que levam a lugares magníficos, onde se pode observar as tartarugas do arquipélago. 

É rica em biodiversidade: perto da costa vê-se grande variedade de aves marinhas, como pinguins, petréis, mergulhões, falcões-das-galápagos, pombos-das-galápagos, e pelicanos, além de iguanas marinhas, tartarugas, leões-marinhos e caranguejos. 

Nas vertentes e caldeiras dos vulcões de Isabela há ainda vegetação muito interessante.

Isabela também é um cantão do Equador cuja capital é a localidade de Puerto Villamil, a maior da ilha e a terceira maior do arquipélago, situada na ponta sudeste da ilha.

Sierra Negra

Sierra Negra

O vulcão Sierra Negra está localizado a aproximadamente 21 quilômetros de Puerto Villamil, que é o principal assentamento encontrado na Ilha Isabela. 

Um dos destaques da visita ao vulcão Sierra Negra são suas paisagens, descritas como “de outro mundo”. 

O terreno é muito incomum de observar e surpreendentemente, visitantes comentam que caminhar em Sierra Negra é como caminhar na lua, tornando esta viagem uma viagem que vale a pena. 

A caldeira em si é uma das maiores do mundo e vale a pena ver apenas por isso. Por razões óbvias, uma visita aqui também oferece a chance de ver e sentir um pouco da atividade vulcânica que está em andamento. 

Você pode ver tubos de lava ou sentir o ar quente saindo de aberturas naturais ao longo do percurso.

Como chegar na Sierra Negra

Alguns cruzeiros em Galápagos ou opções terrestres em Galápagos incluem uma visita ao vulcão Sierra Negra como parte de seus itinerários, verifique com cuidado porque mesmo que um passeio visite a Ilha Isabela, isso não significa necessariamente que haverá uma parada em Sierra Negra.

Outros visitantes precisarão fazer uma viagem de um dia ao vulcão. Os passeios geralmente começam em Puerto Villamil e envolvem caminhadas. 

A caminhada tem 15 quilômetros de extensão, embora a viagem seja considerada relativamente fácil. 

Não há muita subida e a jornada também não é particularmente íngreme em nenhum ponto, no entanto, esteja ciente de que você estará caminhando por algumas horas.

As viagens ao vulcão Sierra Negra, e especialmente as viagens de um dia saindo de Puerto Villamil, geralmente começam no início da manhã, por volta das 7h. 

Isso permite bastante tempo para sua visita e também oferece uma tarde livre para fazer outras atividades em Puerto Villamil ou além quando terminar.

Sierra Negra

Melhor época para ir 

Qualquer época do ano é boa para visitar o vulcão Sierra Negra. Se você preferir caminhar em temperaturas mais baixas, talvez prefira visitar nos meses mais frios e secos, entre junho  e novembro.

Se você não se incomoda em fazer caminhadas em um clima um pouco mais quente e talvez com um pouco de chuva, pode visitar entre dezembro e maio. 

O fato de ser mais úmido pode tornar a trilha um pouco mais lamacenta, mas com botas decentes você deve ficar bem. 

A vida selvagem que você verá ao longo do caminho não varia muito ao longo do ano, então você não perderá se for um mês e não outro. O mais importante é que você esteja devidamente equipado para a temporada de sua visita ao vulcão Sierra Negra.

capa-revista-cta3

REVISTA

Soy Loco por ti América

Uma seleção especial com o melhor do turismo.

+500 Roteiros Exclusivos

São Mais de 20 Países Fascinantes

+1500 Experiências Exclusivas

+ de 2000 Hotéis e Fornecedores

Rolar para cima