O lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, na Cordilheira dos Andes, é um dos maiores lagos da América do Sul. Está a quase quatro mil metros acima do nível do mar, sendo assim o curso d’água navegável mais alto do mundo, suas águas são calmas e límpidas, com direito a praias de água doce com vista para os picos nevados dos Andes.
A 3.812 metros acima do nível do mar, o Titicaca é considerado o maior lago da América do Sul e também o navegável mais alto do mundo.
Ele está bem na fronteira entre a Bolívia e o Peru e tem paisagens lindas que chegam a lembrar a Europa, com direito a vista para montanhas nevadas ao fundo.
Os destinos mais famosos e muito procurados pelos viajantes são Isla del Sol e Isla de la Luna, com atrações muito interessantes e diferentes entre si.
Isla del Sol
A cidade é bem pequena e vive praticamente para o turismo, por isso é muito fácil encontrar agências, restaurantes, bares, lojas e hotéis.
A Isla del Sol é uma das principais atrações da Bolívia, sendo parada obrigatória para milhares de turistas que viajam entre Bolívia e Peru, devido a sua proximidade com a fronteira entre os dois países.
As Islas del Sol / Luna são as grandes estrelas do Titicaca boliviano e são melhor acessadas a partir de Copacabana.
Em ambas é possível encontrar resquícios de civilizações que viveram ali, inclusive incas.
A Isla del Sol tem importantes e fantásticas ruínas pré-colombianas em espetaculares sítios arqueológicos.
Por lá, você também encontra comunidades tradicionais e uma impressionante infraestrutura turística, com bons hotéis e restaurantes.
O destino também é procurado por amantes de montanhismo, já que oferece boas caminhadas com vistas inacreditáveis
Isla de la Luna
A Isla de la Luna é menos visitada que sua vizinha solar, isso porque não possui tanta infraestrutura turística, o que faz de uma visita por lá um tanto mais aventureira.
No entanto, alguns atrativos realmente valem a pena, como a Iñaq Uyu ou Templo das Virgens, construído na primeira metade do segundo milênio.
Explorando a ilha você vai encontrar comunidades locais, outras estruturas antigas, restaurantes, alguns hostels e até lojinhas de artesanato.