Uma viagem ao Salar de Uyuni é uma imersão completa em um ambiente onde a natureza mostra o seu lado mais intenso. Desde lagoas multicoloridas que abrigam milhares de flamingos a um deserto de puro sal infinito para os olhos. E para te ajudar a conhecer este lugar tão especial, escrevemos este post que é quase um manual com tudo o que você precisa saber sobre a travessia do Salar de Uyuni, na Bolívia.
Salar de Uyuni
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Este imenso lugar ocupa uma área de quase 12.000 km² de extensão, ou seja, quase 8 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
Por causa de suas paisagens incomuns, o Salar atrai turistas do mundo inteiro, sendo um dos principais pontos turísticos daqueles que fazem o tradicional roteiro Chile – Bolívia – Peru.
É no Salar de Uyuni que são tiradas aquelas fotos incríveis que chegam a dar a impressão que o céu encosta no chão.
O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, próximo à divisa entre o Chile e a Bolívia.
Travessia do Salar de Uyuni
Você terá duas opções: começar a travessia por San Pedro do Atacama, no Chile, ou por Uyuni, uma cidadezinha boliviana.
O jeito mais comum de se fazer esta travessia é de forma compartilhada e em um veículo 4×4, que cabe até 6 pessoas + o motorista.
Começando pelo Atacama
Se você optar por começar por San Pedro, deverá pegar um voo até Santiago, e de lá seguir em outro voo até Calama.
De Calama até San Pedro são 100km e dá pra ir de ônibus, transfer ou táxi.
De Santiago até Calama dá pra ir de ônibus também. Mas esteja preparado(a) para enfrentar mais de 20 horas de viagem e mais de 1600 km.
Começando por Uyuni
A cidade de Uyuni fica praticamente na borda do Salar de Uyuni.
Para chegar lá, a opção mais comum é pegar um voo do Brasil até Santa Cruz de La Sierra e de lá pegar outro voo até Sucre.
Chegando em Sucre é só seguir viagem de ônibus para Uyuni.
Se você quiser se aventurar (e economizar) poderá ir de Santa Cruz de La Sierra até Uyuni de ônibus. Mas saiba que são mais de 900 km a serem percorridos em estradas não muito boas e em ônibus que pode ser “não muito seguro”.
Como o Salar e o Atacama são ambientes totalmente diferentes do que estamos acostumados, associando grandes altitudes com temperaturas lá no chão, o nosso corpo tende a baixar a imunidade. Por isso é altamente recomendável fazer um seguro viagem.
Motivos para fazer a travessia do Salar de Uyuni
Este passeio é simplesmente uma das coisas mais marcantes que você pode fazer na vida, acredite!
Em uma viagem pelo Salar de Uyuni a gente passa por lagoas de várias cores (incluindo uma vermelha), cruzar desertos, e montanhas gigantescas, vulcões com picos nevados, rochas imensas esculpidas pelo vento, e ainda encontrar animais como flamingos, vicunhas, lagartos, lhamas e raposas pelo caminho.
Para quem curte natureza, o passeio deve ser feito pelo menos uma vez na vida!