Uma viagem ao Peru pode ficar ainda mais divertida se você incluir no roteiro uma visita às linhas de Nazca. A atividade, que pode ser feita em um dia, permite que o turista sobrevoe o deserto, e aviste as figuras mais inusitadas e curiosas da América do Sul.
Durante muitos anos, a história das linhas de Nazca foi envolta de muitos mistérios e teorias, chamando a atenção de diversos turistas com espírito aventureiro e também arqueólogos do mundo todo. Mesmo depois de ter a sua real história descoberta, o interesse das pessoas pelo local continuou crescendo, transformando o deserto em um dos pontos turísticos mais visitados do Peru.
O que são as linhas de Nazca?
As Linhas de Nazca são antigos geóglifos localizados nos pampas de Jumana, no deserto de Nazca. Considerado um dos maiores enigmas arqueológicos do mundo, é um lugar único, repleto de mistério.
O deserto é composto por pedras vermelho-escuras e solo escuro, que ao ser ligeiramente escavado expõe um subsolo mais claro, formando os traços.
Uma vista aérea permitiu constatar que para além de linhas e formas geométricas também foram desenhados animais (lagartos, aranhas, macacos, lhamas e pássaros, etc.), seres humanos e plantas.
A área onde estão os desenhos é conhecida por Pampa Colorada e tem 24 quilômetros de largura por quase 60 de comprimento, onde a área é paralela aos Andes e ao mar.
Estes traçados maravilhosos de imensas figuras e linhas de espetacular perfeição foram criados pelos Nazcas e apesar dessas esculturas incríveis ainda não terem uma data exata, se estima que elas foram feitas entre 500 a.C. e 500 d.C.
Calcula-se que o processo de criação terá demorado centenas de anos, tendo sido trabalhado por um número incalculável de pessoas.
Como ver as linhas de Nazca?
Hoje, as Linhas de Nazca se tornaram uma atração turística muito popular e devem ser vistas por todos que passam pela cidade desértica.
Nazca está localizado no deserto de Ica e o único jeito de chegar ao local, é através de ônibus, partindo de Lima e a viagem tem duração de aproximadamente 6 a 7 horas.
O modo mais popular de observar as Linhas de Nazca é, sem dúvida, do ar. Como os passeios se tornaram mais populares com os turistas, os serviços aéreos se tornaram mais acessíveis, mas é possível avistá-los de um mirante também, caso o orçamento esteja curto.
Os voos duram 30 minutos, com guias multilíngues, assim você pode conhecer mais das Linhas de Nazca.
Os passeios tendem a ser de manhã e de tarde com aviões de vários tamanhos, indicando que você e todo seu grupo podem aproveitar as esculturas juntos!
Quantas desenhos existem?
Graças à tecnologia, pesquisadores puderam identificar mais exemplares das misteriosas linhas de Nazca e hoje já são catalogadas mais de 100 desenhos.
Quando as Linhas de Nazca, no Peru, foram designadas como Patrimônio Mundial da Unesco, em 1994, apenas 30 desenhos do tipo haviam sido encontrados.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, pesquisas naquela região revelaram mais 40 geólifos até 2015.
E de acordo com o globo.com, análises feitas por cientistas da Universidade Yamagata, no Japão, e da IBM revelaram 143 novos geóglifos de animais, humanóides e objetos desde 2018.